Esta é uma seleção de vinhedos plantados entre 1994 e 1998 sobre solos aluviais de diferentes profundidades, todos de propriedade da Pérez Cruz, no Alto Maipo. E também uma seleção de barricas, com 4% de cabernet franc e 4% de petit verdot no blend e 14 meses de envelhecimento em barricas. Muito consistente com a nova ideia de cabernet chileno, este é delicado, muito frutado e ao mesmo tempo herbáceo, com taninos finos e delicados, e a acidez como protagonista.
Piedra Seca é uma seleção de vinhedos e barricas dos 160 hectares de cabernet sauvignon (mais 5% de petit verdot e 3% de cabernet franc neste ano no blend) que a Pérez Cruz tem plantados na região de Huelquén, aos pés das primeiras elevações dos Andes, no que é conhecido como Alto Maipo. Em uma safra quente como 2023, as frutas predominam sobre as notas herbáceas, há frutas vermelhas maduras e levemente doces. Os taninos são firmes e musculosos. Um vinho para guarda ou para acompanhar costela na grelha.
Esta vinícola do prestigioso setor do Alto Maipo nasceu em 2002. Localizada na região de Huelquén, a Pérez Cruz conta com 240 hectares de vinhedos, a maioria (70%) de Cabernet Sauvignon e o restante de variedades tintas bordalesas, com exceção da Garnacha. Embora o Cabernet seja a estrela do catálogo, presente desde sua linha de entrada até o ambicioso tinto Pircas de Liguai, eles também conseguem excelentes resultados com outras variedades. Alguns de seus melhores vinhos são baseados em Petit Verdot (Quelen, Chaski) ou Syrah (Liguai).
O berço da viticultura chilena, onde o Cabernet Sauvignon encontra sua expressão mais nobre nas Américas