Rutini
Apartado Gran BlendVermelho intenso com delicados tons violáceos. No nariz apresenta uma elegante frutosidade, acompanhada de especiarias marcantes, com notas de chocolate e tabaco provenientes do envelhecimento em barris de carvalho. Na boca é um vinho de grande estrutura e complexidade, com taninos sedosos. É um blend elegante de grande personalidade. Harmonização: carnes bovinas assadas, caça (javali, cervo) e carnes silvestres (coelho).
Este blend vem 100% de vinhedos do Valle de Uco. Tem 30% de cabernet sauvignon de Gualtallary, 30% de malbec de La Consulta, 20% de cabernet franc de Gualtallary, 10% de syrah de El Cepillo e o restante é merlot de Gualtallary. Com 18 meses de envelhecimento em carvalho, a presença de especiarias e ervas, mais os aromas de tabaco do cabernet sauvignon e franc dominam na boca. A acidez é o que refresca e contribui para a sensação de crocância, algo muito difícil de encontrar na safra 2020. Este vinho tem uma longa vida pela frente, mas agora está delicioso com moelas de cordeiro grelhadas.
A partir deste ano, o Gran Blend é uma cofermentação das diferentes variedades que compõem o corte final. A extração foi reduzida, com macerações mais delicadas, e o envelhecimento se estende por 18 meses em barricas de 225 litros, de diferentes usos. Nesta safra há 30% de cabernet sauvignon, 30% de malbec, 20% de cabernet franc e percentuais iguais de syrah e merlot, tudo do Vale de Uco. O cabernet sauvignon parece dominar no aroma com suas notas condimentadas mas, sobretudo, herbáceas. Na boca é suculento, com taninos agudos e afiados.
Fundada em 1886, a Rutini é uma das grandes vinícolas da Argentina. Conta com a infraestrutura e tecnologia necessárias para produzir cerca de 16 milhões de litros por ano, distribuídos em diversas linhas de vinhos e variedades. O volume que trabalham não os impede de fazer vinhos com personalidade, capazes de se diferenciarem uns dos outros, especialmente desde que o renomado Mariano Di Paola, enólogo-chefe desde 1994, levou esse desafio muito a sério. Di Paola começou a colher as uvas mais cedo, reduzir o teor alcoólico e diminuir a influência da madeira. Uma abordagem que tem marcado o rumo da vinícola nos últimos anos.
Tupungato é a sub-região mais ao norte do Vale do Uco. É uma das sub-regiões mais importantes dentro de toda Mendoza, a poderosa região vinícola da Argentina.