"Aromas de cassis, com notas de menta e defumado. No paladar, uma cascata de frutas vermelhas e groselha negra. Corpo médio e estrutura clássica com boa densidade. O Cabernet se funde perfeitamente com o Malbec, criando um blend bem estruturado e equilibrado, com taninos moderados e um final longo e persistente."
Um dos nossos vinhos favoritos no Descorchados. A base do Beso de Dante é 60% de cabernet sauvignon de El Cepillo, no frio sul do Vale do Uco; 30% de malbec vem de La Consulta e o restante é cabernet franc de Gualtallary alto, acima dos 1.500 metros de altitude. O aroma é pura fruta vermelha madura e flores. Diferente do ano passado, onde o cabernet e suas notas herbáceas pareciam dominar, este ano é o malbec que tem protagonismo. Na boca, entretanto, os taninos firmes e musculosos falam do cabernet sauvignon, assim como suas notas herbáceas. É um tinto encorpado, para guarda.
A base deste Beso de Dante é cabernet sauvignon de El Cepillo, no frio sul do Vale de Uco, 30% de malbec vem de La Consulta e o restante é cabernet franc de Gualtallary alto, acima dos 1.500 metros de altitude. O aroma parece dominado pelo cabernet sauvignon, com suas ervas, notas de menta, as frutas negras clássicas da cepa, principalmente quando cresce aos pés das montanhas na América do Sul. O paladar é dominado por taninos ferozes, tensos, suculentos. A acidez é nervosa em um vinho que se sente enérgico, cheio de sabores de frutas, especiarias e ervas. Para guardar ou beber agora com curry de cordeiro.
Luca é a vinícola de Laura Catena, filha de Nicolás Catena. Foi fundada em 1999 para elaborar vinhos de alta qualidade em pequenas edições, estudando profundamente as melhores parcelas de determinados vinhedos. Eles possuem seus próprios vinhedos no Vale de Uco, alguns muito antigos, além de acesso aos talhões do grupo Catena e às uvas de diferentes produtores, principalmente do Vale de Uco. A Luca produz cerca de 270.000 garrafas anuais e Luis Reginato é o responsável pela viticultura e enologia.
Sinônimo de Malbec, Mendoza é a maior região vinícola da Argentina e sua mais conhecida, ostentando vistas incríveis no sopé dos Andes, além de abrigar a maioria das principais vinícolas do país.