A safra 2023 foi quente no Vale Central do Chile, mas produtores como Santa Rita tentaram remediar esse eventual efeito quente colhendo mais cedo. Mesmo em vinhos de maior ambição, como é o caso deste Pewën, que vem de vinhedos muito antigos (com mais de 80 anos) na região de Apalta, no Vale de Colchagua. Possui aromas herbáceos e terrosos, mas principalmente frutados, de frutas vermelhas maduras. O paladar é elegante, os taninos finos e precisos, a acidez na medida certa para refrescar, o final repleto de notas herbáceas. Um dos grandes carménère chilenos.
Quando em 2017 o enólogo Sebastián Labbé assumiu os vinhos da Santa Rita, uma de suas primeiras tarefas foi dar uma reviravolta no Pewën, até então um tinto marcado por sua maturidade e doçura. Labbé antecipou as datas de colheita, moderou as extrações e obteve resultado. Este vinho hoje é pura frescura, notas herbáceas, taninos tensos e acidez vibrante, um carménère que segue o caminho que o Floresta marcou por esses mesmos anos, um caminho de frescor, de suculência e de zero vergonha das notas herbáceas, por muito tempo renegadas pela cena enológica chilena. Este é ervas, frutas e flores em um vinho delicioso. Este Pewën vem de vinhedos muito antigos, com mais de 90 anos, na região de Apalta. Plantados pela família Quijada, a vinícola Santa Rita compra suas uvas desde os anos 90.
Fundada em 1880 em Alto Jahuel, aos pés da cordilheira, a Santa Rita é uma das vinícolas clássicas do Chile e uma das maiores em termos de produção. É, também, a vinícola-mãe do Grupo Santa Rita, que conta com várias filiais: Carmen, Nativa, Terra Andina e a argentina Doña Paula, cada uma administrada de forma independente. A partir de sua localização privilegiada no Alto Maipo, produz alguns dos melhores cabernet sauvignon do país, sendo o mais destacado o Casa Real Reserva Especial, um tinto histórico na cena nacional que nasce de videiras plantadas nos anos 70. Algumas das linhas mais conhecidas do extenso portfólio da Santa Rita são Medalla Real, Casa Real, a premium Floresta e os rótulos top Pewën e Triple C.
O berço da viticultura chilena, onde o Cabernet Sauvignon encontra sua expressão mais nobre nas Américas