A fresca safra de 2021 parece ter dado energia e brilho às bonardas single vineyard de El Enemigo. Este La Esperanza é outro bom exemplo de bonarda suculenta, rica em acidez, generosa em taninos agudos e, acompanhando os aromas e sabores clássicos de amoras doces, também frutas vermelhas mais frescas. Uma face mais brilhante da variedade que, neste caso, vem de vinhedos antigos na região de San Martín, plantados sobre solos ricos em areias.
Outra das excelentes abordagens à bonarda na linha Single Vineyard de El Enemigo. Este exemplar vem de vinhedos arenosos na região de San Martín, no leste de Mendoza; lar da maior parte da bonarda produzida na Argentina. É rico em sabores de frutas negras, acidez refrescante e uma textura de taninos suficientemente firme para harmonizar com chorizo.
A historiadora Adrianna Catena é filha de Nicolás Catena, um dos principais nomes do vinho argentino. Sua conexão com o negócio não passou disso, até que em 2009 se associou com Alejandro Vigil, o diretor técnico da Catena, para empreender um projeto que nasceu após uma conversa e que foi tomando forma lentamente: criar vinhos inspirados naqueles produzidos pelos primeiros imigrantes europeus na Argentina. Daí surgiram conceitos como a cofermentação, a pisa a pé, a levedura nativa e o envelhecimento em tonéis.
Sinônimo de Malbec, Mendoza é a maior região vinícola da Argentina e sua mais conhecida, ostentando vistas incríveis no sopé dos Andes, além de abrigar a maioria das principais vinícolas do país.