Bela coloração vermelho-rubi. O aroma se abre com notas intensas de frutas vermelhas frescas, como cerejas e morangos, sutilmente sublinhadas por aromas de tomilho, louro e menta. Volume magnífico no paladar, com taninos macios, porém bem definidos. Um vinho com um fino equilíbrio de frutas.
Deste vinho são produzidas cerca de 3.000.000 de garrafas, provenientes de videiras plantadas em Peralillo, no Vale de Colchagua, com uma idade média de 30 anos. É uma delícia de frutas vermelhas, suculentas e refrescantes. O vinho se apresenta vivaz, vibrante, rico em taninos firmes e finos, os sabores frutados se unem também a notas herbáceas. Uma impressionante relação preço-qualidade, não apenas pelo preço, mas também pelo volume de vinho que Los Vascos coloca no mercado.
Los Vascos pertence à célebre vinícola francesa Château Lafite, de Bordeaux. Foi criada em 1988, antes que outras empresas francesas investissem no Chile, em parceria com o produtor chileno Jorge Eyzaguirre, que possuía videiras com mais de 70 anos plantadas em Peralillo, Vale de Colchagua. Los Vascos desenvolveu ali um extenso vinhedo, uma única área contínua de aproximadamente 700 hectares, baseado principalmente em cabernet sauvignon.
Apesar de sua relativa juventude (em termos de produção vinícola), o Vale de Colchagua agora ostenta alguns dos vinhos mais prestigiados do Chile.