Casa Silva
Quinta Generación (5th) WhiteUm dos clássicos no catálogo da Casa Silva, este é um blend de 40% de chardonnay, 30% de sauvignon gris, 20% de sauvignon blanc e o restante de viognier, de vinhedos em Paredones e Lolol, ambas zonas em direção ao oeste do Vale de Colchagua. A presença do chardonnay e suas frutas tropicais marca presença aqui, mas, atenção, que também o sauvignon gris adiciona cremosidade e o blanc, acidez. É um branco com corpo que vem evoluindo desde seu início para um estilo mais refrescante e leve, embora sem abandonar sua cremosidade, graças à qual é tão bom companheiro de peixes e frutos do mar.
Um dos clássicos no portfólio da Casa Silva, este vinho vem dos vinhedos de Paredones e Lolol, na zona ocidental do Vale de Colchagua, mais influenciada pelo mar. Este ano tem 40% de chardonnay, 30% de sauvignon gris, 20% de sauvignon blanc e o restante de viognier. Trata-se de uma excelente safra para este vinho que une sua tradicional suculência e cremosidade, mas desta vez com uma carga de acidez e frescor que o torna muito mais fluido e vibrante. Possui uma camada de sabores de frutas brancas suculentas e um final levemente floral que confere complexidade.
Casa Silva é uma das vinícolas emblemáticas de Colchagua, uma das que mais contribuiu para o prestígio da região. Nascida em 1997 no setor de Angostura, com os anos desenvolveu também outras origens dentro do vale: Lolol, na parte ocidental, Los Lingues, em direção à cordilheira, e mais recentemente Paredones, rumo à costa, onde foram pioneiros. Seu único vinhedo fora de Colchagua é o projeto que possuem no sul, a 900 quilômetros de Santiago, no lago Ranco. São 11 hectares que desafiam o clima chuvoso e produzem vinhos que estão entre os mais originais do país.
Apesar de sua relativa juventude (em termos de produção vinícola), o Vale de Colchagua agora ostenta alguns dos vinhos mais prestigiados do Chile.