Bodegas Bianchi
Enzo Bianchi Gran CorteO vinhedo Asti é a fonte dos melhores tintos da Bianchi na região de San Rafael. Vinhedos de aproximadamente 40 anos plantados em solos aluviais, ricos em cascalhos. Este vinho tem um estágio de um ano, 80% em barricas, 20% em ânforas. E Enzo, como de costume, é um vinho para longas guardas. O melhor de Asti concentrado, um resumo dos sabores maduros e suculentos de San Rafael, todo o foco está nas frutas vermelhas e negras doces. Os taninos musculosos que ocupam toda a boca, a acidez fazendo seu trabalho para dar equilíbrio. San Rafael, o "oásis sul", como é conhecido na Argentina, em seu melhor momento.
Este blend vem da propriedade Asti, hoje a fonte dos melhores tintos da Bianchi em San Rafael. Plantado por volta dos anos 60, este vinhedo fornece as uvas para um tinto que se baseia em 38% de malbec, 35% de cabernet sauvignon, 13% de cabernet franc, 11% de merlot e o restante de petit verdot, tudo envelhecido em barricas (90% do volume) e ânforas. Este vinho é uma tremenda demonstração de potencial, repleto de frutas vermelhas maduras e frutas negras, ervas, um toque de flores, notas condimentadas; o paladar é suculento, redondo, cheio de vigor. Um tinto delicioso e profundo, maduro e suculento.
Esta vinícola foi fundada em 1928 por Valentín Bianchi, um imigrante italiano que foi proprietário de empresas nos setores florestal e naval, além de ter participado da política antes de se aventurar no negócio do vinho. A Bodegas Bianchi opera em duas instalações - a propriedade original em San Rafael e outra em Chacayes, região do Vale de Uco - e possui 300 hectares em San Rafael, parte deles utilizados para a produção de espumantes. Ela também conta com outros 150 hectares em Uco, a maior parte plantada com a uva Malbec, embora, curiosamente, haja também 12 hectares da variedade branca Viognier. Anualmente, a Bodegas Bianchi produz mais de 20 milhões de garrafas.
Sinônimo de Malbec, Mendoza é a maior região vinícola da Argentina e sua mais conhecida, ostentando vistas incríveis no sopé dos Andes, além de abrigar a maioria das principais vinícolas do país.