No início, este vinho exala aromas de fumaça, um aroma que parece ser parte do terroir da região e que se encontra em outros pinots dos solos vulcânicos de Traiguén. No entanto, esse aroma desaparece e tudo se torna frutado e suculento, com taninos suaves e finos; a acidez vital anima todo o caminho até o final de boca. Para Los Parientes, a seleção é feita das 9 hectares de pinot noir que a vinícola possui sobre os solos vulcânicos de Malleco, no sul do Chile. Fermentado com suas leveduras nativas (assim como todos os vinhos de Baettig), e com 10% de cachos inteiros entre as uvas moídas, este vinho é guardado por 11 meses em barricas, 14% delas de madeira nova.
O Vinho de Viñedo Los Parientes é uma seleção de um vinhedo de 9 hectares de pinot noir que a Baettig possui na região de Traiguén, cerca de 700 quilômetros ao sul de Santiago. Com 8 meses de amadurecimento em barricas (8% de carvalho novo) e 15% de cachos inteiros na fermentação, apresenta um foco importante em frutas vermelhas, com suaves notas de flores e ervas. O paladar é marcado pela acidez, que aqui é firme e refrescante; os taninos são finos, ideais para acompanhar uma fatia de presunto serrano.
Francisco Baettig trabalha na Viña Errázuriz desde 2003, e este é seu projeto pessoal, centrado em um único vinhedo na região de Traiguén, plantado em 2013, com cerca de 15 hectares. O vinhedo Los Suizos se estende sobre um solo de origem vulcânica em um vale a cerca de 600 quilômetros ao sul de Santiago, e nas encostas orientais da cordilheira de Nahuelbuta.