Filos Chardonnay
🍷

Luigi Bosca

Filos Chardonnay

Avaliações de Críticos

Descorchados
Safra 2023
Avaliado em 2025
98 pontos

O novo branco da Luigi Bosca é composto por dois vinhedos, um em Gualtallary (80% do blend) e outro em El Peral, ambos no departamento de Tupungato, no norte do Vale de Uco, acima de mil e cem metros de altitude. Metade da colheita de Gualtallary foi muito antecipada, com um teor alcoólico muito baixo, quase para espumante. Sem dúvida isso marca o caráter aqui, dando esse nervo e frescor quase crocante, agudo, mas também uma marca herbácea muito potente. Mais do que frutas (que existem, principalmente cítricas), o que predomina são as ervas frescas que se combinam na boca com essa acidez quase mineral. Um dos grandes brancos deste ano no Descorchados.

A Vinícola Luigi Bosca

Luigi Bosca é uma das vinícolas mais importantes da Argentina. É também uma das mais antigas. Foi fundada em 1901 por dom Leoncio Arizu e é liderada hoje pela quarta geração da família. Produzem cerca de 7.000.000 de litros por ano, provenientes de 700 hectares próprios e outro tanto de vinhedos externos, todos em Mendoza. O estilo dos vinhos progressivamente tem se voltado para uma maior expressão frutada, menor concentração e menos presença de madeira. Alguns de seus melhores vinhos são originários de seus vinhedos em Las Compuertas e outras áreas de Luján de Cuyo, embora também tenham se aventurado no Valle de Uco. A equipe enológica é liderada por Pablo Cúneo.

Mais Vinhos desta Vinícola

Ver Mais Dessa Vinícola

Mais Vinhos da Região de Mendoza

Ver Mais da Região

Sinônimo de Malbec, Mendoza é a maior região vinícola da Argentina e sua mais conhecida, ostentando vistas incríveis no sopé dos Andes, além de abrigar a maioria das principais vinícolas do país.