Este Carmenere de um vermelho violeta intenso apresenta agradáveis notas de ameixa, alcaçuz, mocha e pimenta preta. No paladar, é concentrado, com taninos redondos e macios, boa acidez e persistência. Harmoniza perfeitamente com carnes grelhadas, queijos, massas, pratos condimentados e molhos bem temperados.
A Cono Sur obtém as uvas para este Single Vineyard da região de Peumo, de vinhedos plantados em solos argilosos em meados dos anos 80 no terraço norte do rio Cachapoal. Em uma safra bastante fresca no Vale de Cachapoal, este vinho possui uma acidez vibrante e suculenta, com taninos muito suaves, oferecendo uma doçura encantadora; os sabores mostram um lado condimentado, mas principalmente de frutas vermelhas maduras e frutas azuis. Um vinho perfeito para ensopado de lentilhas com bacon.
Nascida em 1993 como uma pequena filial da Concha y Toro, esta vinícola hoje é uma das grandes do cenário nacional do Chile. Seus mais de 1.700 hectares abrangem desde Limarí até Biobío, e sua produção anual supera 2.700.000 caixas. A Cono Sur é reconhecida por várias razões. Pelos vinhos frutados e confiáveis de sua linha varietal La Bicicleta, que além das castas típicas possui gewürztraminer, riesling e outras geralmente ausentes em linhas de entrada, e também por ter sido uma das primeiras no Chile a apostar no pinot noir, que representa um quinto de sua produção e está presente em todos os níveis de seu portfólio.
Apesar de sua relativa juventude (em termos de produção vinícola), o Vale de Colchagua agora ostenta alguns dos vinhos mais prestigiados do Chile.