Ocio Pinot Noir
🍷

Cono Sur

Ocio Pinot Noir

Teor Alcoólico:13.9%

Coloração vermelho-rubi com aromas de frutas e bagas vermelhas, entrelaçados com notas de flores brancas, violeta e especiarias doces.

Avaliações de Críticos

Descorchados
Safra 2022
Avaliado em 2025
96 pontos

Até 2020, o topo da Cono Sur vinha do Vale de Casablanca. No entanto, em 2021 e buscando mais frescor, mais tensão, mudaram-se para o Vale de Leyda. Ali selecionaram dois terroirs: este ano 40% é de Las Gaviotas, vinhas jovens de aproximadamente 10 anos a pouco mais de três quilômetros em linha reta do mar, onde inclusive é possível ver os navios entrando e saindo do porto de San Antonio. E o segundo, a cerca de 15 quilômetros do Pacífico, de vinhas mais velhas, com 20 anos. A mudança de estilo, sobretudo este ano, foi radical. Os climas muito frescos, como o de Leyda, fazem com que a tensão na acidez seja aqui a atriz principal: uma acidez vibrante e ao mesmo tempo suculenta que realça os sabores de frutas vermelhas, os taninos firmes, agudos. Agora é um vinho delicioso, irresistível, mas com tempo em garrafa continuará ganhando em complexidade. Desde 2002 se produz este Ocio e, para o Descorchados, esta é a melhor safra até agora.

Descorchados
Safra 2021
Avaliado em 2024
95 pontos

Esta é a primeira versão do Ocio que vem 100% de San Antonio (sua origem desde 2003 foi Casablanca) e de 2 vinhedos, um em Leyda e o outro em Santo Domingo, o primeiro a cerca de 14 quilômetros do mar e o segundo a pouco mais de 3 quilômetros, onde inclusive é possível ver os navios entrando e saindo do porto de San Antonio. E é uma excelente versão, um vinho ao mesmo tempo complexo e muito fresco, uma combinação que nem sempre se consegue obter. Os aromas lembram especiarias e também frutas vermelhas, o paladar é tenso, marcado por uma acidez firme e taninos agudos. Este pinot, com 70% de criação em barricas novas e o restante em fudres por 14 meses, tem muito futuro pela frente.

A Vinícola Cono Sur

Nascida em 1993 como uma pequena filial da Concha y Toro, esta vinícola hoje é uma das grandes do cenário nacional do Chile. Seus mais de 1.700 hectares abrangem desde Limarí até Biobío, e sua produção anual supera 2.700.000 caixas. A Cono Sur é reconhecida por várias razões. Pelos vinhos frutados e confiáveis de sua linha varietal La Bicicleta, que além das castas típicas possui gewürztraminer, riesling e outras geralmente ausentes em linhas de entrada, e também por ter sido uma das primeiras no Chile a apostar no pinot noir, que representa um quinto de sua produção e está presente em todos os níveis de seu portfólio.

Mais Vinhos desta Vinícola

Ver Mais Dessa Vinícola

Mais Vinhos da Região de Valle de Casablanca

Ver Mais da Região

Vale de Casablanca é uma região vinícola do Chile, localizada a 100 quilômetros (60 milhas) a noroeste da capital do país, Santiago. O vale, orientado de leste a oeste, tem aproximadamente 30km (20 milhas) de extensão, estendendo-se até a fronteira oriental da província de Valparaíso.