Amelia Pinot Noir
🍷

Concha y Toro

Amelia Pinot Noir

Teor Alcoólico:13.5%

Avaliações de Críticos

Descorchados
Safra 2023
Avaliado em 2025
96 pontos

Para este Amelia, o enólogo Marcelo Papa decidiu basear-se em 80% no talhão 15, pouco mais de 3 hectares de solos ricos em calcário, com porções de argila e algumas pedras, tudo no vinhedo Quebrada Seca no Vale de Limarí, a aproximadamente 22 quilômetros em linha reta do mar. Aqui há uma textura firme, essa sensação de giz que é muito característica desses solos calcários. Também possui aquela salinidade típica de Limarí em solos calcários e muitas frutas vermelhas frescas, ácidas, em um vinho encantador, delicioso para ser bebido aos litros no verão. Além disso, é um vinho sério, complexo e com potencial de guarda, sendo essa dicotomia o seu maior valor.

Descorchados
Safra 2022
Avaliado em 2024
95 pontos

O Amelia Pinot começou a ser produzido na safra de 2017, sempre a partir de vinhedos de Limarí. Este ano vem de uma base de vinhedos do talhão 5, com dois terços do volume total. O outro terço vem do talhão 15, que foi plantado em solos com maior proporção de calcário. Essa nova incorporação parece ter dado uma estrutura muito mais firme a este Pinot, com acidez e taninos firmes, e uma sensação tensa que se projeta por toda a boca. Os sabores são frutados e herbáceos, e também está presente aquela nota salina muito característica dos vinhos de Limarí.

A Vinícola Concha y Toro

A maior vinícola do Chile e da América Latina possui mais de 9.000 hectares de vinhedos nas principais regiões do país, desde Limarí até Maule. Fundada em 1883 pelo político e empresário Melchor Concha y Toro, a empresa iniciou um século depois uma revolução interna sob a liderança da família Guilisasti e do diretor geral, Eduardo Guilisasti. Esse processo, que os levou a liderar o setor, foi focado na modernização da vinícola e, particularmente, na expansão de seus vinhedos e na descoberta dos terroirs adequados para suas diversas linhas, que hoje vão desde o massivo Frontera até ícones como o Don Melchor, sob responsabilidade do enólogo Enrique Tirado. Como diretor técnico do grupo está Marcelo Papa.

Mais Vinhos desta Vinícola

Ver Mais Dessa Vinícola

Mais Vinhos da Região de Valle de Limarí

Ver Mais da Região

Uma das regiões mais setentrionais do Chile, localizada a 400km ao norte de Santiago, onde o deserto do Atacama encontra influências oceânicas do Pacífico. Seus vinhedos se estendem entre 200 e 2.000 metros de altitude em solos calcários ricos em minerais, beneficiando-se de dias quentes e noites extremamente frias que preservam a acidez natural das uvas. Reconhecida mundialmente pela produção de Chardonnay de alta qualidade - considerado entre os melhores do Chile - a região também se destaca com Pinot Noir, Syrah e Sauvignon Blanc. Os vinhos resultantes são elegantes, minerais e de grande frescor, com o Chardonnay expressando notável complexidade e longevidade que rivaliza com os melhores exemplares internacionais.