Esta é uma seleção da Parcela 10, a mais antiga (plantada por volta dos anos 40) na Finca El Retiro, no centro da cidade de Cafayate. Não tem envelhecimento em barricas, mas sim em ovos de concreto por 6 meses. É uma amostra potente da variedade e da maestria que El Porvenir tem com ela. Aqui há volume, mas também acidez firme, e tudo decorado com tons florais e frutais que preenchem o paladar. Um dos melhores torrontés já produzidos na Argentina.
No ano 2000 nasce este empreendimento da família Romero Marcuzzi. Possuem 90 hectares distribuídos entre 4 propriedades. Uma delas é El Retiro, a 1.450 metros de altitude, com antigas videiras de tannat e torrontés. Outra é Alto Los Cuises, a 1.850 metros, com 5.000 plantas de chardonnay. A El Porvenir de Cafayate se destaca, entre outras coisas, pelo trabalho que fazem com a torrontés, variedade com a qual elaboram desde vinhos jovens até outros de grande complexidade. O enólogo residente é Francisco Puga, que chegou em 2016vindo da vinícola Amalaya.
Bodega El Porvenir de Cafayate
Bodega El Porvenir de Cafayate
Bodega El Porvenir de Cafayate
Bodega El Porvenir de Cafayate
O coração da viticultura de altitude argentina, localizado a 1.600 metros acima do mar nos vales andinos de Salta. Com clima continental extremo, amplitudes térmicas de até 20°C e apenas 200mm de chuva anual, o terroir árido e ensolarado de Cafayate é ideal para a Torrontés Riojana, variedade branca emblemática que aqui expressa sua máxima elegância aromática. Os solos aluviais e calcários, combinados com a intensa radiação solar da altitude, produzem vinhos brancos intensamente perfumados com notas florais e cítricas, além de tintos concentrados de Malbec e Cabernet Sauvignon. A irrigação por gotejamento é essencial neste oásis vinícola que representa a expressão mais pura da vitivinicultura de extrema altitude sul-americana.