Região Vinícola
Vale do Napa, a uma hora ao norte de São Francisco, Califórnia, é a região vinícola mais famosa e prestigiada do Novo Mundo. O clássico "Napa Cab", o vinho arquetípico do Vale do Napa, é um tinto rico, envelhecido em carvalho, com aromas de cassis, amora silvestre, alcaçuz, baunilha e chocolate amargo defumado.
A gama de variedades de uva cultivadas no Vale do Napa evoluiu constantemente ao longo dos 150 anos desde que Yount plantou suas primeiras videiras. A Cabernet Sauvignon se estabeleceu com confiança como a estrela de Napa, sendo a uva mais amplamente plantada em quase todas as sub-regiões do vale.
A exceção notável a esta regra é Carneros, cujo mesoclima fresco e ventoso é mais adequado para Pinot Noir e Chardonnay. A Merlot também é proeminente, embora desde sua queda de popularidade na década de 1990, seja usada principalmente como componente de blend para os vinhos Meritage de Napa e cortes bordaleses.
Embora represente apenas uma pequena proporção da área de vinhedo do vale, a Zinfandel permanece significativa no portfólio de vinhos de Napa. Locais nas encostas acima do vale fornecem exatamente o tipo de ambiente quente e seco no qual a Zinfandel (variedade emblemática da Califórnia) tem melhor desempenho, particularmente em encostas rochosas e bem drenadas.
Os vinhos brancos são fortemente superados em número aqui, mas desempenham um papel de apoio valioso, trazendo um elemento de diversidade ao vale. Houve um tempo em que a Riesling era a variedade de escolha, mas agora foi substituída quase completamente pela Sauvignon Blanc e Chardonnay.
Clima, geologia e topografia são três componentes essenciais no que faz do Vale do Napa uma área vitícola de primeira linha. As influências combinadas da Baía de San Pablo e as colinas das North Coast Ranges são responsáveis pelo mesoclima muito particular do vale. A baía gera névoa matinal, e as colinas a canalizam para o interior, subindo pelo vale.
Sem essa névoa que vem rolando das baías, o clima do vale seria substancialmente mais quente do que é, tornando difícil alcançar estrutura e equilíbrio nos vinhos. A névoa não atinge as partes mais altas do vale, no entanto, deixando estas a depender dos efeitos refrescantes da altitude para manter suas videiras em equilíbrio.
Situado imediatamente ao norte da Baía de San Pablo, o vale corre de sudeste a noroeste por aproximadamente 60 km entre as cordilheiras de Vacas e Mayacamas. O pitoresco trajeto de 40 minutos entre as cidades de Napa e Calistoga passa por alguns dos terrenos vitícolas mais valiosos da Terra.
Existem várias razões para o renome global do Vale do Napa como região vinícola. O mais óbvio é que os vinhos são produzidos com altos padrões, em um estilo popular, e são muito bem comercializados. O terroir - particularmente o clima e os tipos de solo - são ideais para o cultivo de Cabernet Sauvignon de qualidade premium.
Há também a acessibilidade da região a partir de São Francisco. Isso atrai milhões de enoturistas ao vale a cada ano para provar seus vinhos e gastronomia de classe mundial. E não menos importante, mesmo após quase quatro décadas, é o triunfo dos vinhos do Vale do Napa sobre seus rivais de Bordeaux e Borgonha no Julgamento de Paris de 1976.
Várias partes do Vale do Napa sofreram com os incêndios florestais de outubro de 2017. Um incêndio começou em Atlas Peak, exigindo a evacuação por helicóptero de trabalhadores do vinhedo. A vinícola da Signorello Estate foi destruída, e a Stags' Leap Winery estava entre as que foram danificadas.
O vinho tem sido produzido no Vale do Napa desde o século XIX, mas foi apenas a partir da década de 1960 que vinhos de qualidade particular começaram a ser elaborados. Os pioneiros fundadores da vinicultura do Vale do Napa foram George C. Yount (veja Yountville), John Patchett e seu enólogo Charles Krug, fundador da vinícola homônima.
George C. Yount vendeu 97 hectares do que ainda era terra agrícola para o cultivador pioneiro Hamilton Crabb em 1868. Crabb plantou videiras no local que hoje é conhecido como vinhedo To Kalon - o vinhedo mais famoso e cobiçado do Vale do Napa.
Também merecem destaque os irmãos Beringer, Jacob e Frederick, cuja Beringer Vineyards (est. 1875) é uma das vinícolas mais antigas em operação contínua da Califórnia e figura no Registro Nacional de Lugares Históricos dos EUA. Robert Mondavi, que estabeleceu sua vinícola em 1966, é considerado um dos pioneiros da indústria vinícola moderna de Napa, além de ser um dos primeiros defensores da rotulagem varietal.
Opus One
Opus One
Caymus Vineyards
Stag's Leap Wine Cellars
Bread & Butter
Louis M. Martini
Robert Mondavi Winery
Stags' Leap
Caymus Vineyards
Duckhorn
Duckhorn
Black Stallion
Orin Swift
Joseph Phelps Vineyards
Orin Swift
Louis M. Martini
Orin Swift
689 - Six Eight Nine
Joseph Phelps Vineyards
Quilt