Casa Real Escudo de Familia é uma seleção de vinhedos nas planícies próximas à vinícola Santa Rita, em Alto Jahuel, com solos aluviais, de cascalhos e areias, com um pouco de argila. É um 100% cabernet sauvignon, um exemplo clássico de cabernet do Maipo, dominado por aromas herbáceos e terrosos, textura delicada, marcada por taninos finos e precisos, acidez fresca e penetrante. Cheio de sentido de lugar, este é para mostrar o que é um cabernet chileno de montanha, e a um preço muito bom.
Para o Escudo de Familia são selecionados vinhedos de solos aluviais na propriedade de Santa Rita em Alto Jahuel, no Alto Maipo. Trata-se de videiras antigas, plantadas há cerca de 35 anos nas partes planas da propriedade. Tem 14 meses de envelhecimento em barrica com 20% de madeira nova e, como é habitual neste clássico do portfólio da vinícola, oferece uma excelente relação custo-benefício em um cabernet que entrega notas herbáceas e principalmente frutadas, com textura agradável, taninos redondos e acidez integrada a esses sabores. Um tinto para guardar.
Fundada em 1880 em Alto Jahuel, aos pés da cordilheira, a Santa Rita é uma das vinícolas clássicas do Chile e uma das maiores em termos de produção. É, também, a vinícola-mãe do Grupo Santa Rita, que conta com várias filiais: Carmen, Nativa, Terra Andina e a argentina Doña Paula, cada uma administrada de forma independente. A partir de sua localização privilegiada no Alto Maipo, produz alguns dos melhores cabernet sauvignon do país, sendo o mais destacado o Casa Real Reserva Especial, um tinto histórico na cena nacional que nasce de videiras plantadas nos anos 70. Algumas das linhas mais conhecidas do extenso portfólio da Santa Rita são Medalla Real, Casa Real, a premium Floresta e os rótulos top Pewën e Triple C.
Apesar de sua relativa juventude (em termos de produção vinícola), o Vale de Colchagua agora ostenta alguns dos vinhos mais prestigiados do Chile.