Amelia é uma seleção de 3 parcelas do vinhedo Quebrada Seca no Vale de Limarí, videiras plantadas em solos ricos em calcário e argilas que aqui oferecem uma face cristalina de chardonnay nesses terroirs a cerca de 20 quilômetros do Oceano Pacífico. O lado salino é especialmente evidente neste branco, notas salgadas que lembram línguas de ouriço temperadas com cebola, salsa e um toque de limão. Voltando ao vinho, há frutas brancas, especiarias e ervas; o corpo bastante menos carregado que outras versões, "um Amelia etéreo", como o define o enólogo Marcelo Papa. Flui pela boca com essa acidez que possui e refresca tudo em seu caminho.
O Amelia vem sendo produzido desde meados dos anos 90. No início, era 100% do Vale de Casablanca, mas desde 2017 provém exclusivamente dos solos ricos em calcário do Vale de Limarí, e neste caso, inteiramente do vinhedo Quebrada Seca, plantado por volta de 2009 a cerca de 22 quilômetros do mar. Este é um exemplo claro de vinho de terroir, com aromas e sabores salinos, a porção de argila nesse solo conferindo volume, mas a estrutura parece ter sido feita com calcário, dando a este branco um caráter afiado, vertical. A sensação de frutas brancas maduras contrasta com esse toque salino, proporcionando uma agradável sensação de que a boca saliva. Uma excelente versão deste que é um dos grandes brancos do vinho moderno no Chile.
A maior vinícola do Chile e da América Latina possui mais de 9.000 hectares de vinhedos nas principais regiões do país, desde Limarí até Maule. Fundada em 1883 pelo político e empresário Melchor Concha y Toro, a empresa iniciou um século depois uma revolução interna sob a liderança da família Guilisasti e do diretor geral, Eduardo Guilisasti. Esse processo, que os levou a liderar o setor, foi focado na modernização da vinícola e, particularmente, na expansão de seus vinhedos e na descoberta dos terroirs adequados para suas diversas linhas, que hoje vão desde o massivo Frontera até ícones como o Don Melchor, sob responsabilidade do enólogo Enrique Tirado. Como diretor técnico do grupo está Marcelo Papa.
Vale de Casablanca é uma região vinícola do Chile, localizada a 100 quilômetros (60 milhas) a noroeste da capital do país, Santiago. O vale, orientado de leste a oeste, tem aproximadamente 30km (20 milhas) de extensão, estendendo-se até a fronteira oriental da província de Valparaíso.