Amelia Chardonnay
🍷

Concha y Toro

Amelia Chardonnay

Teor Alcoólico:14%

Avaliações de Críticos

Descorchados
Safra 2023
Avaliado em 2025
96 pontos

Amelia é uma seleção de 3 parcelas do vinhedo Quebrada Seca no Vale de Limarí, videiras plantadas em solos ricos em calcário e argilas que aqui oferecem uma face cristalina de chardonnay nesses terroirs a cerca de 20 quilômetros do Oceano Pacífico. O lado salino é especialmente evidente neste branco, notas salgadas que lembram línguas de ouriço temperadas com cebola, salsa e um toque de limão. Voltando ao vinho, há frutas brancas, especiarias e ervas; o corpo bastante menos carregado que outras versões, "um Amelia etéreo", como o define o enólogo Marcelo Papa. Flui pela boca com essa acidez que possui e refresca tudo em seu caminho.

Descorchados
Safra 2022
Avaliado em 2024
96 pontos

O Amelia vem sendo produzido desde meados dos anos 90. No início, era 100% do Vale de Casablanca, mas desde 2017 provém exclusivamente dos solos ricos em calcário do Vale de Limarí, e neste caso, inteiramente do vinhedo Quebrada Seca, plantado por volta de 2009 a cerca de 22 quilômetros do mar. Este é um exemplo claro de vinho de terroir, com aromas e sabores salinos, a porção de argila nesse solo conferindo volume, mas a estrutura parece ter sido feita com calcário, dando a este branco um caráter afiado, vertical. A sensação de frutas brancas maduras contrasta com esse toque salino, proporcionando uma agradável sensação de que a boca saliva. Uma excelente versão deste que é um dos grandes brancos do vinho moderno no Chile.

A Vinícola Concha y Toro

A maior vinícola do Chile e da América Latina possui mais de 9.000 hectares de vinhedos nas principais regiões do país, desde Limarí até Maule. Fundada em 1883 pelo político e empresário Melchor Concha y Toro, a empresa iniciou um século depois uma revolução interna sob a liderança da família Guilisasti e do diretor geral, Eduardo Guilisasti. Esse processo, que os levou a liderar o setor, foi focado na modernização da vinícola e, particularmente, na expansão de seus vinhedos e na descoberta dos terroirs adequados para suas diversas linhas, que hoje vão desde o massivo Frontera até ícones como o Don Melchor, sob responsabilidade do enólogo Enrique Tirado. Como diretor técnico do grupo está Marcelo Papa.

Mais Vinhos desta Vinícola

Ver Mais Dessa Vinícola

Mais Vinhos da Região de Valle de Casablanca

Ver Mais da Região

Vale de Casablanca é uma região vinícola do Chile, localizada a 100 quilômetros (60 milhas) a noroeste da capital do país, Santiago. O vale, orientado de leste a oeste, tem aproximadamente 30km (20 milhas) de extensão, estendendo-se até a fronteira oriental da província de Valparaíso.