Este deve ser um dos melhores custo-benefício em cabernet sauvignon chileno. Trata-se de um cabernet cheio de suculência, com sabores maduros de frutas vermelhas e negras, e um toque de especiarias e ervas, mas sobretudo com a marca da linha Gran Reserva, aquela textura agradável, sedosa, como um creme, os taninos domados, a ausência de arestas; tudo flui aqui. Este cabernet (com 5% de carménère) vem de material clonal plantado em 2008 na região de Cauquenes e passou por um envelhecimento de um ano em barricas.
Para este Gran Reserva cabernet, Casas Patronales seleciona frutas de seus vinhedos na região de Cauquenes, de videiras com cerca de 30 anos. Além disso, utiliza carménère do mesmo local. O envelhecimento se estende por um ano em barricas de diferentes usos e o que se obtém é um vinho que - assim como o carménère, companheiro de linha no Gran Reserva - oferece uma tremenda relação custo-benefício. Os taninos são selvagens, característicos dessas áreas de granito no Vale do Maule, a acidez é fresca e a fruta é vermelha em um tinto cheio de suculência e frescor.
Casas Patronales pertence às famílias Castro, Murúa e Silva, todas da cidade de Talca. A vinícola está localizada em San Clemente e tem uma capacidade de cerca de 10.000.000 de litros. Atualmente, eles possuem 3 campos, um em San Clemente, outro em Pencahue e o último em Cauquenes, todos no Vale do Maule, somando cerca de 1.000 hectares com os quais produzem aproximadamente 6.000.000 de garrafas.
Berço da viticultura chilena, o Vale do Maule transforma sua tradição de produção em massa em uma nova era de vinhos de qualidade